PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

80 anos da liberação de Auschwitz: romance traz testemunho do extermínio nazista

Editora Carambaia lançará nova edição de “Ausência de destino”, romance do húngaro Imre Kertész sobre seus anos em Auschwitz

Fotos: Divulgação Carambaia/ Divulgação
Fotos: Divulgação Carambaia/ Divulgação

No aniversário de 80 anos da liberação de Auschwitz, a editora Carambaia lançará nova edição de um clássico da literatura de testemunho: “Ausência de destino”, escrito pelo húngaro Imre Kertész (1929-2016), chega às livrarias brasileiras em março de 2025.

O livro foi lançado originalmente em 1975 e é baseado na experiência do autor como sobrevivente dos campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Nascido em Budapeste, Kertész foi deportado para Auschwitz aos 14 anos e, posteriormente, transferido para Buchenwald, onde ficou até abril de 1945. Sua família foi dizimada pelos nazistas.

A narrativa acompanha György Köves, um adolescente húngaro judeu que escapa da morte imediata ao mentir a idade (adolescentes de até 16 anos eram imediatamente enviados às câmaras de gás assim que pisavam nos campos de concentração) e é forçado a trabalhar em Auschwitz.

"Ausência de destino" lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2002 e até hoje é o seu romance mais aclamado. A nova edição da Carambaia foi traduzida do húngaro por Paulo Schiller e sai pelo Selo Ilimitada, coleção de literatura contemporânea da editora.

search-icon-modal