PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

O apelo dos aposentados da Caixa

Aposentados entregarão à Justiça uma pasta de documentos com a assinatura de 2 mil pessoas pedindo reparação por perdas causadas pela Funcef

Aposentados da Caixa
Foto: Reprodução/Internet

Aposentados da Caixa entregam nos próximos dias à Justiça uma pasta de documentos com a assinatura de mais de duas mil pessoas para reclamar reparação sobre perdas causadas pela corrupção na Funcef (Fundação dos Economiários Federais), o terceiro maior fundo de pensão do país.

O foco da ação será o juízo da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, onde se discute o acordo de leniência da J&F que, de acordo com a Operação Greenfield, teria causado um prejuízo de R$ 5,5 bilhões aos cofres da Funcef.

Os aposentados afirmam que o acordo de leniência provoca um rombo de R$ 2,5 bilhões. Também denunciam o que chamam de desmonte da Funcef, exemplificado pela queda na qualidade do convênio de saúde dos associados.

“Somos umas três gerações da Caixa pagando por quebra de fidúcia que definitivamente não foi nossa. E essa quebra de fidúcia encerra decisões temerárias”, escreveu Giocoeli Reis, aposentada que representa os participantes do fundo de pensão.

(Atualização: a J&F enviou nota à coluna em que disse que os investimentos da Petros e Funcef no grupo J&F “foram realizados a condições de mercado, sem qualquer interferência política na análise técnica, e geraram lucro para os fundos”. A empresa frisou que Petros e Funcef não cobraram qualquer prejuízo da J&F na Justiça.)

search-icon-modal