PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Alexandre Silveira acredita que decisão da Opep se refletirá no preço da gasolina

Segundo Silveira, avanço inesperado de grupo que reúnes os principais exportadores de petróleo no mundo pode derrubar preços dos combustíveis no país

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse a interlocutores que acredita que a entrada do Brasil em fórum da Opep ajudará a baixar o preço dos combustíveis no mundo (e no país).

O grupo que reúne os principais países exportadores de petróleo do mundo anunciou aumento da produção diária para 411 mil barris de petróleo a partir de maio. Esse volume equivale a três aumentos mensais de acordo com o plano anterior da Opep.

O Brasil decidiu ingressar no fórum da Opep, conforme anunciado pelo ministro Silveira, em fevereiro de 2025. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e tem como objetivo principal permitir que o país participe das discussões estratégicas sobre a produção e comercialização de petróleo.

Embora o Brasil não tenha obrigações formais de seguir as diretrizes da Opep ou da Opep+, sua participação no fórum é vista pelo setor como uma oportunidade para influenciar políticas que podem impactar diretamente o mercado interno de combustíveis.

search-icon-modal