A oposição ao governo na Câmara dos Deputados diz estar a seis assinaturas para pautar o requerimento de urgência do projeto da anistia no plenário da Casa. Na tarde desta quinta-feira, deputados do PL afirmaram que o pedido já tinha 251 assinaturas.
No início da semana, o PL tinha cerca de 160 parlamentares apoiando o pedido. O partido de Jair Bolsonaro fez uma intensa operação de articulação e pressão com os deputados e líderes partidários nos últimos dias.
Apesar de a oposição considerar que Hugo Motta está “tirando o corpo” da discussão sobre a anistia, os deputados consideram que o presidente da Câmara não poderá deixar de pautar a urgência de um projeto que tem apoio da maioria da Casa.
Os parlamentares bolsonaristas vem dizendo que Motta fez um acordo com o PT para tentar barrar o projeto ou achar “um meio termo” que agrade ambos os lados.
No entanto, a prioridade da oposição é a anistia, que teria sido protagonista de um acordo do presidente da Casa com a bancada do PL durante sua corrida pela presidência da Câmara.
Os deputados do PL consideram que até o final da semana o requerimento de urgência já terá passado das 257 assinaturas necessárias para ser pautado no plenário da Câmara. As negociações maiores, para aprovação do mérito da proposta, devem começar na próxima semana.