O autor do atentado a bomba na Praça dos Três Poderes esteve em Brasília no ano passado e tomou três multas de trânsito com o mesmo carro utilizado no ataque nesta quarta-feira, 13.
Em uma das autuações, o carro e a carteira de motorista de Francisco Wanderley Luiz foram retidos após ele se recusar a fazer o teste do bafômetro.
A primeira multa na cidade foi em 28 de abril de 2023. O veículo foi flagrado no Eixo Monumental transitando em velocidade acima da permitida.
Em 3 de maio ele voltou a ser autuado com base em registro feito pelo mesmo radar. De novo, por dirigir em velocidade acima da autorizada na via.
Já em 7 de maio, Francisco Wanderley Luiz foi abordado e se recusou a fazer o teste do bafômetro na DF 001, perto do Grande Colorado, na região da cidade-satélite de Sobradinho.
Além da multa de R$ 2.934,70, Francisco teve a CNH apreendida. O veículo foi retido. As multas ainda constam em aberto no site do Detran de Santa Catarina.
Investigações preliminares indicam que Francisco Wanderley Luiz, que se apresentava como Tiü França, havia se mudado para Brasília. Recentemente, ele teria alugado um imóvel em outra cidade-satélite, Ceilândia.