O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, afirmou à coluna nessa sexta-feira, 18, que Bolsonaro e sua família “vivem um dilema terrível” desde que Donald Trump anunciou um tarifaço de 50% ao Brasil.

“Eles estão completamente desorientados. Essa questão da tarifa os coloca diante de um tema terrível. Ou estão a favor do país ou ao lado de Trump para atender a um interesse particular”, disse Costa.

Um exemplo do que diz o petista é o senador Flávio Bolsonaro, que chegou a defender no X que o presidente americano anulasse a tarifa, mas acabou apagando a postagem.

O presidente do PT analisou também que o bolsonarismo é que está agora contra as cordas, lugar ocupado até recentemente pelo presidente Lula: “Está começando a virar o jogo”.

Sobre a operação da Polícia Federal contra Bolsonaro nessa sexta, Humberto Costa avaliou que a decisão do STF de impor medidas cautelares ao ex-presidente “foi baseada em informações muito precisas de que havia em curso uma tentativa de que ele fugiria do Brasil ou entraria em uma embaixada”.

Para ele, Eduardo Bolsonaro, também investigado pela PF por ataque à soberania nacional e obstrução da Justiça, está bastante fragilizado dentro da Câmara. Por isso, Costa entende que, além do pedido de cassação feito pelo PT, os parlamentares aliados de Lula devem fazer mais pressão para que o processo seja instaurado.

Como mostrou a coluna, no entanto, mesmo os petistas são céticos quanto à possibilidade de cassação de Eduardo.