O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, 6, de uma videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar do tarifaço americano aos produtos brasileiros. A conversa entre os dois foi marcada para começar às 10 horas.
Estavam na reunião para assessorar Lula o vice-presidente Gerado Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), e Fernando Haddad (Fazenda).
Como mostrou o PlatôBR, os dois tentavam agendar uma reunião presencial na Indonésia ou em Roma, mas com o shutdown do governo americano Trump precisou intensificar as articulações políticas para aprovar o orçamento no Congresso, o que tem impedido aa viagem.
Após a reunião, Haddad afirmou que o Palácio do Planalto divulgaria uma nota sobre a reunião. Segundo ele, a conversa foi positiva.
“Vou ser parcimonioso. Vai sair uma nota daqui a pouquinho do Palácio [do Planalto] sobre o tema, dando os detalhes que foram pactuados”, disse o ministro da Fazenda.