Relator do projeto que regula mercados das big techs, o deputado Aliel Machado embarcou nessa terça-feira, 25, para o Japão. O parlamentar vai se reunir com a Japan Fair Trade Commission, que implementou recentemente sua própria regulação para concorrência nos mercados digitais.
A ideia da viagem é ouvir da autoridade japonesa, análoga ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) brasileiro, detalhes de suas regras, que viraram referência internacional no assunto.
Como mostrou a coluna, Machado tem fechado sua agenda a encontros individuais pedidos por representantes de big techs. Gigantes como Apple, Amazon, Google, Meta, Magalu, Shein e Microsoft acompanham de perto o texto enviado pelo Executivo em setembro.
O projeto inclui obrigações específicas para plataformas de grande porte e cria a Superintendência de Mercados Digitais no Cade.
O pedido de urgência da proposta, que aceleraria sua tramitação, estacionou porque a Câmara ainda não decidiu se o texto passará por uma comissão especial, hipótese que ganhou força entre na Casa. A definição está nas mãos de Hugo Motta.
