O secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil, Bruno Moretti, é cotado para assumir o Ministério do Planejamento com a candidatura da atual ministra, Simone Tebet, afirmaram ao PlatôBR auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que participam das discussões. Ela deve disputar uma vaga no Senado no Mato Grosso do Sul, seu estado de origem, ou São Paulo.
Segundo auxiliares de Lula, Moretti ganhou a confiança do presidente ao longo dos três anos de governo e provou habilidade técnica e política ao assumir a presidência do Conselho de Administração de Petrobras.
Como secretário da Casa Civil, despacha com o presidente da República e emite pareceres técnicos sobre a viabilidade de todos os programas do governo.
Além disso, Moretti é economista de formação e servidor de carreira do Planejamento. Ingressou no quadro em 2004 como como analista de planejamento e orçamento. Ao longo dos anos acumulou passagens pelo Ministério da Saúde e pela Casa Civil.
Um interlocutor que participa das discussões sobre as mudanças na Esplanada em 2026 afirma que o atual secretário-executivo do Planejamento, Gustavo Guimarães, só deve assumir a vaga se Tebet fizer um pedido incisivo por meu nome em meio às negociações políticas para que ela seja candidata.
