A chegada de 2026 terá a elite da política nacional espalhada entre praias, bases eleitorais e refúgios familiares longe das tradicionais festas da virada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu uma virada para o Ano Novo tranquila. Desde o último dia 27, está recolhido na Base Naval da Restinga de Marambaia (foto), no Rio de Janeiro, onde permanecerá para o réveillon.

Como o PlatôBR publicou nesta segunda, 30, ele e a primeira-dama Janja da Silva até querem ver a queima de fogos em Copacabana, mas de uma posição privilegiada e longe do tumulto, a bordo de uma embarcação da Marinha e sob o usual esquema reforçado de segurança. Ainda não havia confirmação oficial, mas as medidas para atender ao desejo do casal já estavam sendo adotadas pelo staff presidencial.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), optou pelo clássico para começar um ano eleitoral. Vai reforçar os laços com sua base. Alcolumbre passará a virada no Amapá, ao lado de familiares e amigos próximos.

Clã Bolsonaro
Em Brasília, o clima é de cautela no entorno da família Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) permanecerá na capital acompanhando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que deixou a prisão na Superintendência da Polícia Federal e foi internado em um hospital da capital para realizar vários procedimentos.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como possível presidenciável em 2026, está em Orlando, nos Estados Unidos. A previsão é que ele passe a virada por lá, ao lado da mulher, Fernanda, e das duas filhas.

Outros presidenciáveis e governadores
Também fora do país, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda tido como o candidato preferido do Centrão para o Palácio do Planalto, permanece com a família nos Estados Unidos. Só volta de lá no dia 11 de janeiro. O afastamento foi oficializado em Diário Oficial.

Pré-candidato pelo União Brasil, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), optou por um réveillon pé na areia, no litoral da Bahia, ao lado da família.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), escolheu o litoral baiano para receber o novo ano. Ele está em Arraial d’Ajuda com a primeira-dama Mayara Noronha Rocha e os filhos. Na sequência, o emedebista seguirá para alguns dias de descanso em Miami. Enquanto isso, o comando do governo local ficará com a vice-governadora Celina Leão (PP), que disputará a cadeira de Ibaneis em 2026.