O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) não conseguiu notificar a ex-deputada Joice Hasselmann sobre as três ações por difamação movidas contra ela pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Todas as tentativas de localização em onze endereços ligados à ex-líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional foram frustradas.
De acordo com o tribunal, foram feitas buscas por Joice em sistemas judiciais e administrativos, além de diligências em endereços em São Paulo, Brasília e Paraná, todas perdidas — com registros de “mudou-se” ou “desconhecida”. Tentativas por e-mail, telefone e meios eletrônicos também não tiveram sucesso.
Em dezembro, a Justiça negou um pedido de Michelle para notificar a ex-aliada por meio de edital público. “Quanto à requerida Joice Cristina Hasselmann, por tratar-se de pessoa pública, deverá a requerente [Michelle] demonstrar diligências concretas para obtenção de acesso à sua agenda, inclusive por meio de consulta às redes sociais, a fim de comprovar o esgotamento das tentativas de localização”, diz a decisão.
A ação de Michelle Bolsonaro tem como base declarações feitas por Joice em um podcast, no fim de agosto, com ataques pessoais à ex-primeira-dama. Na entrevista, a jornalista disse que Michelle seria uma “grande farsa” e “vem de uma família de baixíssimo nível”.
No mesmo podcast, a ex-aliada do clã afirmou que a ex-primeira-dama se envolveu com Jair Bolsonaro (PL) enquanto ele era casado com outra mulher e que a primeira filha de Michelle também seria fruto de uma relação extraconjugal.
No processo, Michelle reivindica a retirada do vídeo do ar e o pagamento de indenização por danos morais. Mas a juíza Thais Araújo Correa, da 17ª Vara Cível de Brasília, afirmou que eventual excesso no exercício da liberdade de expressão só poderá ser analisado após o contraditório e a instrução processual, o que ainda não ocorreu.
Mesmo não encontrada, Joice Hasselmann publicou mensagens nas redes sociais trocando farpas com Michelle, afirmando que a ex-primeira-dama “não pode apagar seu passado” e prometendo que “tem muita verdade a ser dita” sobre ela.
