PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Parlamentares do PSol acionam MP contra monitoramento por câmeras de Nunes

Ivan Valente e Keit Lima, do PSol, pediram que MP de São Paulo investigue licitação e divulgação do Smart Sampa, com 20 mil câmeras

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O deputado Ivan Valente, do PSol de São Paulo, e a vereadora paulistana Keit Lima, também do PSol, apresentaram uma representação ao Ministério Público de São Paulo para que sejam investigadas a licitação do Smart Sampa e a divulgação dele por Ricardo Nunes e a Prefeitura. O programa de monitoramento e reconhecimento facial na capital paulista inclui 20 mil câmeras.

No documento endereçado ao procurador-geral de Justiça paulista, Sérgio de Oliveira e Costa, os psolistas citam uma reportagem do site Intercept Brasil que levantou suspeitas sobre a licitação do Smart Sampa, no valor de R$ 588 milhões. Valente e Keit querem que se apure se houve direcionamento da concorrência.

Na mesma representação ao MP, o deputado e a vereadora alegam que Nunes e a Prefeitura paulistana teriam divulgado de maneira irregular o programa. Nesta semana, o prefeito fez uma postagem sobre o Smart Sampa em sua conta no Instagram e o site da Prefeitura divulgou uma visita de prefeitos da Região Metropolitana à central de monitoramento.

search-icon-modal