O ministro do STF Kassio Nunes Marques e o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PL.PE) devem ser os grandes vitoriosos na guerra em torno de duas vagas abertas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) há mais de um ano.
Segundo pessoas próximas de Lula, o presidente já teria batido o martelo para nomear aliados dos dois. Os escolhidos seriam o desembargador Carlos Brandão, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, e a procuradora de Justiça Maria Marluce, de Alagoas.
Carlos Brandão é ligado a Nunes Marques, que tem feito campanha para o aliado. Marluce tem o apoio do sobrinho, o prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas - que, por sua vez, é ligado a Arthur Lira.
Lula tinha dito a seu entorno que pretendia fazer as nomeações em fevereiro, quando terminou o recesso no Judiciário e no Congresso. No entanto, as demandas relativas à agenda política e econômica adiaram os anúncios.
O presidente deve divulgar os nomes dos escolhidos na próxima semana, quando chegar da viagem ao Japão. Após a nomeação, os candidatos precisam ser submetidos a sabatina e votação no Senado.
A ideia de escolher um homem e uma mulher para as vagas já estava sacramentada desde o início do ano. As duas vagas do STJ foram abertas há mais de um ano, com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães.