O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar ansioso para se encontrar com o novo papa, Leão XIV, e que é uma grande honra ter um pontífice americano, o primeiro da história. “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente.
“Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, acrescentou Trump, em mensagem publicada por meio das redes sociais.
Prevost não era a aposta de Trump, que chegou a falar no nome de outro cardeal norte-americano na ocasião em que esteve em Roma para participar do funeral do papa Francisco. O republicano mencionou o cardeal de Nova York, Timothy Dolan, que é conservador e próximo a ele. Dolan chegou a celebrar as orações das duas posses do presidente americano, em janeiro de 2017 e 2025, a última descrita por ele como “um grande dia para os Estados Unidos”.
Prevost é um oponente de Trump e um crítico da política anti-imigração do atual governo dos Estados Unidos. As críticas foram feitas de forma pública por Prevost, que adota uma linha de defesa dos pobres e mais vulneráveis.
Apesar de ter nascido em Chicago, Prevost construiu sua trajetória na América Latina, especialmente no Peru. Ele também optou por falar em espanhol em seu primeiro discurso como papa.