PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Anistia não empolga eleitorado, avalia Quaest

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 18% dos eleitores acham que os réus não deveriam ter sido presos e 56% são contra a anistia

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Embora possam fazer barulho, os defensores da anistia não têm encontrado respaldo na opinião pública. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo, 6 de abril, 56% dos brasileiros querem que os réus do 8 de Janeiro continuem presos. Apenas 18% dizem acreditar que eles não deveriam estar presos e 16% acham que eles deveriam ser soltos porque estão presos há tempo demais.

Certamente, o maior índice de quem gostaria de ver os réus soltos está entre os eleitores de Jair Bolsonaro, mas, ainda assim, um terço desse eleitorado é contra a anistia. Se entre os eleitores de Lula 77% são contra a anistia, entre os bolsonaristas, o índice é de 32%.

Para 49% dos entrevistados, Bolsonaro participou do plano de tentativa de golpe. Os que o eximem de crime são 35% dos pesquisados. Para 52%, o STF foi justo em torná-lo réu. E 36% consideraram injusta a decisão do Supremo.

A opinião sobre o futuro de Bolsonaro divide os entrevistados. Para 46% ele será preso e, para 43%, não.

A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

search-icon-modal