PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Desaprovação a Lula cresce mais sete pontos, aponta Quaest

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 56% desaprovam governo Lula. Em janeiro, taxa de desaprovação era de 49%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A desaprovação ao governo Lula cresceu sete pontos percentuais desde janeiro. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2 de abril, 56% dos brasileiros desaprovam o governo, contra 41% que aprovam. Em janeiro, a desaprovação era de 49%.

Para 53% dos eleitores ouvidos, este mandato de Lula é pior que os dois anteriores e, para 43%, é pior que o governo Bolsonaro. Para 39%, é melhor.

Um dado interessante dessa pesquisa — péssima para o governo — diz respeito à expectativa dos eleitores. Para 81%, Lula deverá fazer um governo diferente nesses dois últimos anos.

Mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que o Brasil está na direção errada, contra 36% que consideram que ele está no caminho certo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d) acompanhado do ministro, Fernando Haddad

Essa desaprovação se dá em meio a um sentimento de piora nos índices econômicos que afetam diretamente o dia a dia dos brasileiros.

Para 56%, a economia piorou e, para 53%, está mais difícil arranjar um emprego hoje do que um ano atrás.

A percepção econômica mostra ainda que, para os entrevistados, o preço dos alimentos subiu no último mês (88%), assim como o dos combustíveis (70%), e das contas de água e luz (65%).

Para 81% dos brasileiros, o poder de compra caiu em relação ao ano passado. Em janeiro, esse índice era de 68%.

A taxa de entrevistados que considera que a economia vai melhorar em um ano caiu de 51% em janeiro para 44% em março. Ainda assim, é maior que a parcela que acha que a economia vai piorar: 34%.

A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 brasileiros de todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

search-icon-modal