A Unitri, faculdade fundada pelo ex-senador Wellington Salgado, do MDB, foi alvo de uma busca e apreensão, na terça-feira, 20, em uma ação sobre propriedade intelectual envolvendo a instituição e uma empresa de ensino a distancia. A decisão foi expedida pela Justiça de São Paulo.
Fundada em Minas Gerais, mas presente em outros estados brasileiros, a Uninutri é acusada de utilizar um sistema de ensino à distância criado pelo empresário Luiz Flávio Barison sem a devida remuneração.
O empresário já obteve vitória na Justiça sobre o mérito, mas a universidade ainda não pagou a indenização milionária pedida no processo. Barison obteve até mesmo a penhora do faturamento das universidades, e foi nomeado um administrador judicial para levantar recursos para pagá-lo, mas o processo de indenização já se arrasta há dez anos.
A Justiça paulista, onde tramita o processo, determinou, então, a busca e apreensão de documentos da universidade que possam comprovar supostas “fraudes” para o não pagamento dos valores ao empresário.
A coluna tentou contato com a Unitri, mas não obteve resposta. O espaço está aberto a manifestações.