PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

José Guimarães não deve mais disputar posto de Gleisi, diz dirigente petista

Após reunião do diretório nacional, colegas de partido do deputado dizem que ele não irá atrapalhar Edinho Silva, o preferido de Lula

O deputado José Guimarães, do PT
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), tem dito a amigos que não pretende mais ser candidato à presidência do partido.

Após reunião online do Diretório Nacional do PT, nesta segunda-feira, 17, integrantes da direção nacional petista diziam estar “consolidada” a candidatura de Edinho Silva, ex-ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) no governo Dilma e ex-prefeito de Araraquara (SP), para suceder Gleisi Hoffmann no comando do partido.

Segundo um dirigente petista, Guimarães não quer “atrapalhar” a provável condução de Edinho à presidência do PT. O ex-ministro é o preferido do presidente Lula para o posto.

Guimarães foi lançado como candidato à presidência por iniciativa de membros da Executiva petista, entre eles a própria Gleisi Hoffmann o deputado e Jilmar Tatto (SP), secretário de comunicação do partido.

O líder do governo animou-se com a ideia inicialmente, reivindicando que o Nordeste, região que deu o maior número de votos a Lula nas últimas eleições, precisaria ser recompensada com uma representatividade maior na legenda.

Agora, o projeto de Guimarães seria concorrer ao Senado pelo seu estado, o Ceará, nas próximas eleições. Procurado, o deputado  não retornou às tentativas de contato. A assessoria dele disse não ter informações sobre o assunto.

search-icon-modal