Vinte quatro horas depois da manifestação na Avenida Paulista, o presidente do PSD, Gilberto Kassab (SP), ainda não se manifestou sobre o discurso feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), contra o STF (Supremo Tribunal Federal). Nesta segunda, 8, procurado por meio da assessoria, ele não respondeu aos questionamentos do PlatôBR.

Tarcísio disse que o país não aguenta mais a “tirania” de Moraes, ao discursar na Avenida Paulista no 7 de Setembro. Principal articulador político do governador, Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.

O silêncio de Kassab sobre os movimentos do chefe chamam a atenção desde que o governador começou uma ofensiva pelos votos dos bolsonaristas, em uma estratégia desenvolvida durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e do chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe.

Na semana passada, dentro dessa estratégia, Tarcísio ficou em Brasília para reforçar as pressões dos aliados de Bolsonaro sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que o projeto que anistia os condenados pela tentativa de golpe seja colocado na pauta da Câmara

O silêncio de Kassab sobre Tarcísio é perceptível também nas redes. A última postagem de Kassab ao lado do governador ocorreu no dia 26 de agosto. O presidente do PSD mostrou nessa publicação ter apitado uma partida de futebol, no Pacaembu, com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e de Tarcísio. No post, brincou: “Foi pênalti?”. Desde então, nenhum outro comentário foi feito.