Enviada ao STF nos últimos dias pela Justiça Federal da Bahia, a investigação da Operação Overclean terá como relator no Supremo o ministro Kassio Nunes Marques.
A operação foi deflagrada pela Polícia Federal em dezembro contra um esquema de corrupção em diversos municípios. O principal alvo da Overclean foi José Marcos de Moura, empresário baiano conhecido como “Rei do lixo” e ligado a políticos do Centrão dentro e fora da Bahia.
O caso foi remetido ao STF em razão da citação a políticos com foro privilegiado. Os documentos chegaram à Corte nessa quinta-feira, 16, mas um processo só foi autuado formalmente no começo da tarde desta sexta-feira, 17. A investigação tramita no Supremo sob segredo de Justiça.
O PlatôBR publicou nesta sexta uma reportagem que conta em detalhes os motivos pelos quais diversos poderosos de Brasília estão tensos com a chegada da apuração ao Supremo.
O “Rei do lixo”, por exemplo, fazia parte da executiva nacional do União Brasil e tem relações com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento.