O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de passar por um procedimento de emergência na cabeça para solucionar uma hemorragia intracraniana.
Lula se sentiu mal ainda no expediente desta segunda-feira, com dores de cabeça, e depois foi levado para a unidade do hospital em Brasília. Os médicos, então, realizaram exames de imagem e constataram a hemorragia, provavelmente decorrente da queda que ele sofreu no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro.
Diante do diagnóstico, a recomendação foi para que se fizesse o procedimento de emergência, só que para isso ele precisaria ser transferido da capital federal para o Sírio em São Paulo. A transferência se deu ainda no meio da noite e a cirurgia foi feita de madrugada.
De acordo com boletim médico divulgado pelo Sírio, Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem de um hematoma. O procedimento consiste na abertura de uma furo na parede craniana para que os cirurgiões possam alcançar o cérebro e realizar a drenagem.
O presidente foi para São Paulo acompanhado de auxiliares e da primeira-dama, Janja da Silva. Além de seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, ele está sob os cuidados da chefe da área médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio.
Ainda no final da madrugada, Lula seguia desacordado em razão do procedimento e sendo monitorado no leito de uma UTI. De acordo com auxiliares, no início da manhã ele já havia acordado. Lula se recupera bem da cirurgia, garantem esses mesmos assessores presidenciais.
Ainda nesta manhã haverá uma entrevista coletiva no hospital, na qual os médicos explicarão o que foi feito e atualizarão o estado de saúde de Lula.