Um mau prenúncio aos clientes da Unimed no Rio de Janeiro sobre a situação da empresa: a Unimed-Rio informou nessa sexta-feira, 3, atraso no pagamento a médicos cooperados.
Em um comunicado enviado aos seus cerca de 5 mil cooperados, a Unimed-Rio explicou que não conseguiria fazer os pagamentos a todos porque havia embolsado da Unimed do Estado do Rio de Janeiro (Unimed Ferj) somente 35% do valor a receber pelos atendimentos.
Em meio à grave crise financeira da Unimed-Rio, sua carteira de beneficiários de planos de assistência médica foi absorvida pela Unimed Ferj em abril de 2024. À época, pouco mais 450 mil clientes. Desde então, a Unimed-Rio deixou de ser operadora de planos para seguir como prestadora de serviços de saúde.
Segundo a Unimed-Rio, os médicos que ficaram sem o dinheiro na sexta vão receber parcialmente na segunda-feira, 6 de janeiro.
Ainda conforme o comunicado, a Unimed Ferj ainda não apresentou cronogramas definitivos para pagamento aos médicos em outros meses em atraso, como novembro e dezembro de 2024.
Sem que os médicos recebam, eles podem simplesmente cruzar os braços e deixar de atender os beneficiários do plano.
Procurada pela coluna, a Unimed Ferj disse ter havido um "evento pontual devido ao fluxo de caixa do período de final de ano".
"É importante destacar que, após a assunção da carteira de beneficiários da Unimed Ferj, houve uma melhora no valor da consulta recebida pelos cooperados, o que reflete nosso esforço e compromisso com a valorização do trabalho médico. A Unimed Ferj está empenhada em readequar a nova data para o pagamento", afirmou a empresa.