O senador Marcos do Val (Podemos-ES) gravou um vídeo na tarde desta sexta-feira, 25, direto do parque de diversões da Disney, em Orlando, na Flórida, para mandar um recado ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar publicou na internet a gravação em que diz ter viajado com seu passaporte diplomático para curtir as férias de julho com a filha.
O parlamentar viajou apesar de ter contra si uma ordem de bloqueio de passaportes expedida por Moraes em agosto do ano passado. Além da retenção dos passaportes, o ministro bloqueou os perfis de Marcos do Val em uma investigação por tentativa de obstrução de justiça e por atrapalhar as investigações da Polícia Federal.
Nesta sexta-feira, 25, após circular a notícia da viagem, Moraes ordenou o bloqueio das contas bancárias, dos cartões de crédito e das chaves Pix do senador.
No vídeo publicado nesta sexta, Marcos do Val diz: “Eu tô (sic) aqui em Orlando curtindo esse recesso com a minha filha. (…) Não tem nada de ilegal. Não estou fugindo e comuniquei a todos os órgãos. Comuniquei o Ministério da Justiça, comuniquei o STF, Alexandre de Moraes, comuniquei todo mundo, que nem precisava comunicar, porque eu não respondo por nada, mas eu comuniquei por excesso de zelo, excesso mostrando que a gente tem que seguir a Constituição e respeitar a nossa democracia. E você, Alexandre, é o maior violador da nossa Constituição”.
Veja o vídeo:
Do Val afirma ainda que não tem “motivo para fugir”: “Eu não respondo a nenhum processo, não sou denunciado por nenhum crime. E o que o Alexandre Moraes fez de tentar suspender o meu passaporte, que eu não entreguei pra (sic) Polícia Federal, porque é uma violação, é um crime contra a Constituição”. O senador diz que ficará em Orlando uma semana. “Aqui eu sigo com meu pequeno tempo de uma semana dando atenção para a minha filha que ficou dois anos e meio sem a presença do pai”, emendou.