O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, chegou ao Brasil para cobrar mais espaço na COP30 para os governos estaduais. Em encontro com Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia), além de representantes do Mato Grosso e Tocantins, o americano afirmou que a conferência mundial, de novembro, em Belém é o tiro certo para ampliar a presença dos estados subnacionais nas discussões sobre o clima.
“Nós sabemos que temos a responsabilidade de atuar localmente. O poder está nos níveis estadual e municipal. A COP deveria ter um dia dedicado aos governos subnacionais”, disse Schwarzenegger, na reunião que aconteceu na sexta-feira, 25, em São Paulo.
Foi depois de uma viagem a Manaus, em 2008, sugerida pelo diretor de cinema James Cameron, que Schwarzenegger idealizou a Força-Tarefa GCF, que reúne governadores de estados de 11 países em torno das discussões do clima. O encontro de sexta-feira aconteceu no âmbito da força-tarefa, durante o evento Expert XP.
Os representantes brasileiros destacaram a importância da atuação dos governos subnacionais na proteção florestal e no desenvolvimento de uma nova economia baseada em baixo carbono. O desafio é aliar preservação ambiental, crescimento econômico e justiça social.
Também foram debatidas iniciativas como a Carta do Acre, o futuro Fundo Floresta Tropical para Sempre e parcerias internacionais voltadas ao combate ao desmatamento e fortalecimento da bioeconomia.