O PlatôBR e o canal Amado Mundo promoveram um almoço nesta quinta-feira, 3, em Lisboa. Entre as personalidades convidadas estava o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que defendeu o papel da imprensa como fator essencial para a democracia.
“O país nunca precisou tanto de imprensa de qualidade, imprensa que cubra os fatos objetivamente, que separe fatos de opinião com clareza, que tenha capacidade de criticar o que está errado e de destacar o que é positivo. O país vive uma onda de negatividade muito ruim. Eu acho que tem muita coisa errada mesmo que a gente precisa consertar, mas tem muitas coisas boas para as quais a gente deve chamar a atenção”, disse o presidente do STF.
“Quando você foca só no negativo, cria uma cidadania desestimulada, crítica e desestimulada. A gente quer uma cidadania crítica e construtiva, quer fazer um país melhor. Então, tem que dizer o que tem de ruim, dizer o que tem de bom, separar fatos de opinião. O que as redes sociais fizeram foi criar um país de tribos, de narrativas que nem sempre correspondem aos fatos. (…) A volta ao fato checado, verdadeiro, objetivo, e a opinião a partir do fato verdadeiro, é uma coisa que está fazendo falta para o Brasil, de modo que eu desejo que vocês ocupem esse espaço, que ajudem a ocupar esse espaço de uma imprensa informativa, factual e plural tanto quanto possível”, emendou o ministro.
O almoço foi realizado no restaurante Cícero, uma das principais casas brasileiras da cidade, com menu da chef Alessandra Montagne e vinhos do Domínio do Açor, produzidos por brasileiros em Portugal.