PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Pista de dança bolsonarista nos EUA teve deputado que disse ter ido para “curso”

Deputado Marcel Van Hattem apareceu em vídeo que mostra bolsonaristas dançando em Washington após posse de Trump

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O vídeo que viralizou com bolsonaristas comemorando a posse de Donald Trump em Washington mostrou ao menos um dos parlamentares que participaram, na semana passada, de um “curso de imersão” na política americana.

O deputado federal Marcel Van Hattem, do Novo do Rio Grande do Sul, aparece ao fim da filmagem, dançando ao som do “tchererê tchê tchê” de Gusttavo Lima — autodeclarado candidato à Presidência sem aval de Jair Bolsonaro. Van Hattem foi chamado para o meio da roda de dança por Carla Zambelli, com o marido a tiracolo.

Como mostrou a coluna, o deputado gaúcho esteve entre os parlamentares que participaram de um “curso de imersão em geopolítica” na Flórida com o blogueiro Paulo Figueiredo Filho, alvo do inquérito do golpe no STF e neto do ditador João Baptista Figueiredo, último presidente do período militar. Figueiredo Filho mora nos Estados Unidos.

Entre a comitiva de bolsonaristas nas “aulas”, dadas na semana passada, nos dias que antecederam a posse de Trump, também estavam os deputados Eduardo Bolsonaro e Mário Frias, do PL de São Paulo, Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, e os senadores Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, e Eduardo Girão, do Novo do Ceará.

Van Hattem afirmou em suas redes sociais que viajou aos EUA durante o recesso parlamentar para “alguns dias de descanso” e acompanhar a posse de Donald Trump. Assim como outros parlamentares bolsonaristas que foram a Washington, ele negou que a viagem seja bancada com recursos públicos da Câmara.

search-icon-modal