Os deputados estaduais e federais do PL do Rio de Janeiro estão em lados opostos na disputa eleitoral pelo governo fluminense em 2026.
Nesta quinta-feira, 3, o racha ficou evidente após deputados federais se posicionarem abertamente contra Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj e candidato de Cláudio Castro ao governo.
Enquanto governador interino na última semana, Bacellar exonerou, sem consultar Castro, o secretário de Transportes, Washington Reis, que considera desafeto político.
Filiado ao MDB e cacique político na Baixada Fluminense, Reis quer ser candidato ao governo do Rio de Janeiro. O nome é apoiado por quase toda a bancada federal do PL e pelo pastor Silas Malafaia.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, o deputado Carlos Jordy e o senador Carlos Portinho se manifestaram abertamente contra a postura de Bacellar e a favor de Reis.
Como revelou a coluna, parte do PL trabalhará para reverter a inelegibilidade de Reis no STF para conseguir cacifá-lo como candidato de Jair Bolsonaro, que, até agora, apoia Bacellar.