O policial militar Rodrigo Brandão, do Rio de Janeiro, publicou uma foto em seu Instagram, na última semana, apontando um fuzil para uma blusa da Torcida Jovem do Flamengo, uma das maiores torcidas organizadas flamenguistas. A postagem do PM dizia: “vacilou é ripa”.
Brandão é presidente da escola de samba União Cruzmaltina, ligada ao Vasco. Em sua conta na rede social, o policial tem diversas postagens sobre o time.
Publicações como a feita por Brandão — no caso dele, com fuzil à mão — são comuns entre integrantes de torcidas organizadas que, após brigas, tomam de torcedores organizados rivais peças de roupa, bandeiras e instrumentos musicais, entre outros artigos. Os itens são exibidos nas redes como se fossem “espólios de guerra”. Flamengo e Vasco se enfrentaram no domingo passado, no Maracanã.
O PM vascaíno que achou por bem fazer uma postagem do gênero também coleciona fotos ao lado de políticos, como o vice-presidente do PT Washington Quaquá e o governador do Rio, Cláudio Castro.
Procurada sobre a postagem do policial, a Polícia Militar do Rio de Janeiro não respondeu. O espaço está aberto para manifestações.