A exposição “Portinari para crianças” abrirá os festejos do 3º Fliparacatu, o festival literário de Paracatu, em Minas Gerais. A mostra será aberta no dia 29 de maio e vai até 30 de junho, como um esquenta do festival, que acontece de 27 a 31 de agosto.
São 42 obras de Candido Portinari com cenas da infância, das brincadeiras e do cotidiano de crianças brasileiras. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, com a colaboração de Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação.
A exposição tem entrada gratuita, na Casa Paracatu, no Centro Histórico.
O Fliparacatu, que chega à terceira edição, foi idealizado por Afonso Borges, empreendedor de cultura e fundador da Associação Cultural Sempre um Papo. Neste ano, o homenageado é o escritor Valter Hugo Mãe e o tema é “Literatura, encruzilhada e a desumanização”.

Sankofa, de Valter Hugo Mãe
Autor de obras premiadas como “A máquina de fazer espanhóis”, “O remorso de Baltazar Serapião” e “Contra mim”, o escritor português é multifacetado. Letrista, editor e artista plástico, ele assina uma ilustração do Fliparacatu, um Sankofa, inspirado na arte Adinkra, de ideogramas africanos.