O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, que é judeu, disse que recebeu a notícia da eleição de Robert Prevost ao cargo de papa com satisação e ressaltou o chamado do novo papa para a “união entre os povos”. “Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, declarou Alcolumbre, que também considerou que a eleição do papa Leão XIV como símbolo de valores fundamentais para a convivência humana.

“Que sua santidade seja uma inspiração viva de paz, diálogo e amor ao próximo, guiando os povos com sabedoria, humildade e coragem diante dos desafios do nosso tempo”, afirmou. “Desejo que seu pontificado fortaleça os laços entre as nações e reavive, nos corações de todos, o poder transformador da fé, da compaixão e do bem comum”, disse Alcolumbre, por meio de nota.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Repblicanos-PB) também saudou a eleição do novo papa por meio das redes sociais, destacando a capacidade de diálogo de Robert Prevost. “Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, disse Motta, por meio das redes sociais.