Um protesto nessa segunda-feira, 24, na frente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) pediu justiça por... Domingos e Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa e Robson Calixto. Os quatro estão presos desde o ano passado por terem participado, segundo a Polícia Federal, do planejamento das mortes de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.
Chamaram a atenção entre as placas do protesto a presença de pessoas pedindo Justiça por Rafael Braga, catador de latinhas negro que foi preso e condenado nas jornadas de 2013. Braga foi falsamente acusado de carregar consigo um coquetel molotov.
Para o movimento negro, Rafael Braga virou um símbolo da seletividade penal. Na época, uma mobilização social tomou conta do Rio de Janeiro e do Brasil pela soltura do catador de latinhas.
Estavam entre as placas também pedidos de Justiça por Luiz Carlos Cancellier, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina que cometeu suicídio após ser acusado de desvio de dinheiro público em uma operação da PF em Santa Catarina.
Ver essa foto no Instagram