PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Relator da OEA terá reunião com escritor censurado por Alexandre de Moraes

Pedro Vaca, da OEA, vai se reunir com Ricardo Lísias, autor de livro publicado com pseudônimo de Eduardo Cunha, censurado por Alexandre de Moraes

Ilustração: Daniel Medeiros/PlatôBR
Ilustração: Daniel Medeiros/PlatôBR

Pedro Vaca, o relator sobre liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), vai se reunir nesta sexta-feira, 14, em São Paulo com o escritor Ricardo Lísias. Representantes de entidades da sociedade civil também vão participar do encontro. Em sua passagem pelo Brasil, nessa semana, Vaca já esteve com Moraes e o Luís Roberto Barroso no STF (foto abaixo).

Autor do livro “Diário da cadeia”, publicado sob o pseudônimo de Eduardo Cunha, Lísias está sob censura de Alexandre de Moraes. O ministro atendeu a um pedido de Cunha e mandou recolher os livros dos pontos de venda até que o nome do ex-deputado seja retirado, assim como o anúncio da obra no site da Editora Record.

Eduardo Cunha alegou que a obra induz o público ao erro ao criar a falsa impressão de que ele seria o seu verdadeiro autor. Na capa do livro, está escrito que se trata de um pseudônimo.

Nessa quarta-feira, 12, um recurso da editora contra a decisão de Moraes havia tido julgamento marcado na Primeira Turma do STF. Ele ocorreria no ambiente virtual do colegiado entre os dias 21 e 28 de fevereiro. Ainda na quarta, no entanto, o caso foi retirado da pauta.

search-icon-modal