PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Sidônio se reunirá com Lula para saber se terá “carta branca” como ministro

Marqueteiro do presidente poderá ser definido como titular da comunicação do governo na quarta ou quinta-feira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O marqueteiro Sidônio Palmeira desembarcou em Brasília nesta segunda-feira, 6, à espera de um encontro com o presidente Lula. Os dois vão bater o martelo sobre sua nomeação como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Ainda faltam pequenos detalhes a serem definidos para a nomeação, segundo Sidônio confidenciou a pessoas próximas. O marqueteiro quer saber do presidente Lula se terá “carta branca” para atuar na comunicação do governo.

A reunião poderá acontecer na quarta-feira, 8, ou na quinta-feira, 9. A data exata só não foi definida ainda por causa de compromissos na agenda do presidente. Sidônio deverá substituir o atual ministro, Paulo Pimenta, que pode ir para a Secretaria-Geral da Presidência.

O marqueteiro descansou nas festas de fim de ano até o domingo, 5, na Chapada Diamantina, na região central da Bahia. De lá, seguiu para Salvador, e depois Brasília.

Segundo confidenciou a amigos, o marqueteiro quer saber exatamente o que o presidente “está propondo”, quais “são as condições” para assumir o cargo e se terá a carta branca para atuar. Nessas conversas, adiantou que “se tiver a oportunidade”, irá mesmo para o governo.

Aos amigos, ele ressaltou não ter “fechado ainda” com o presidente. Revelou que existe mesmo a proposta e a sugestão, mas seria preciso saber qual é a proposta “e fazer uma análise disso”.

Sidônio foi o responsável pela comunicação da campanha do presidente Lula em 2022. Em conversas recentes com o presidente, ele reafirmou a disposição de ajudá-lo e Lula manifestou o desejo de tê-lo bem mais próximo, para melhorar a comunicação do governo.

O objetivo do presidente é cuidar da imagem do governo de olho na disputa de 2026, após as eleições municipais nas quais o PT não conseguiu bons resultados. Sidônio foi um dos responsáveis por preparar o anúncio do plano de corte de gastos de dezembro Apesar do estresse no mercado, em Brasília a estratégia ‘bode na sala’ funcionou - PlatôBR , apresentado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda).

search-icon-modal