O marqueteiro Sidônio Palmeira desembarcou em Brasília nesta segunda-feira, 6, à espera de um encontro com o presidente Lula. Os dois vão bater o martelo sobre sua nomeação como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
Ainda faltam pequenos detalhes a serem definidos para a nomeação, segundo Sidônio confidenciou a pessoas próximas. O marqueteiro quer saber do presidente Lula se terá “carta branca” para atuar na comunicação do governo.
A reunião poderá acontecer na quarta-feira, 8, ou na quinta-feira, 9. A data exata só não foi definida ainda por causa de compromissos na agenda do presidente. Sidônio deverá substituir o atual ministro, Paulo Pimenta, que pode ir para a Secretaria-Geral da Presidência.
O marqueteiro descansou nas festas de fim de ano até o domingo, 5, na Chapada Diamantina, na região central da Bahia. De lá, seguiu para Salvador, e depois Brasília.
Segundo confidenciou a amigos, o marqueteiro quer saber exatamente o que o presidente “está propondo”, quais “são as condições” para assumir o cargo e se terá a carta branca para atuar. Nessas conversas, adiantou que “se tiver a oportunidade”, irá mesmo para o governo.
Aos amigos, ele ressaltou não ter “fechado ainda” com o presidente. Revelou que existe mesmo a proposta e a sugestão, mas seria preciso saber qual é a proposta “e fazer uma análise disso”.
Sidônio foi o responsável pela comunicação da campanha do presidente Lula em 2022. Em conversas recentes com o presidente, ele reafirmou a disposição de ajudá-lo e Lula manifestou o desejo de tê-lo bem mais próximo, para melhorar a comunicação do governo.
O objetivo do presidente é cuidar da imagem do governo de olho na disputa de 2026, após as eleições municipais nas quais o PT não conseguiu bons resultados. Sidônio foi um dos responsáveis por preparar o anúncio do plano de corte de gastos de dezembro Apesar do estresse no mercado, em Brasília a estratégia ‘bode na sala’ funcionou - PlatôBR , apresentado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda).