As negociações entre Brasil e Estados Unidos para tratar do tarifaço e das sanções aplicadas às autoridades brasileiras tiveram um tímido avanço nesta quarta-feira, 12. Como previsto, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) se encontrou na manhã desta quarta-feira, 12, com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, durante a participação de ambos em reunião ministerial do G7, no Canadá. 

Na conversa, Vieira relatou a Rubio que as tratativas sobre a questão tarifária têm ocorrido em nível técnico e que uma proposta de negociação foi apresentada pelos brasileiros em 4 de novembro, após reunião virtual. Durante a conversa, Vieira reiterou a Rubio a importância de se avançar na negociação, conforme determinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump no encontro na Malásia.

Um tímido avanço foi registrado durante a conversa: os dois concordaram em agendar uma reunião presencial os chanceleres para discutir o atual estágio da negociação. A data, entretanto, não foi definida. A vontade do governo brasileiro é que esse encontro ocorra o mais rapidamente possível.