Vencedora do Prêmio Jabuti de 2021, a escritora e jornalista Marilene Felinto lança seu romance “Corsária” na próxima semana. O livro conta a história de uma mulher negra que deixa uma vida confortável nos Estados Unidos para retornar ao Nordeste e resgatar sua ancestralidade.
A protagonista mergulha em arquivos e investiga o racismo e a exploração do trabalho de seus pais, desde a infância, enquanto tem de enfrentar os riscos e os poderosos em uma região onde persiste a opressão aos trabalhadores e a violência no campo.
O livro trata de temas que atravessam a história cotidiana do país, como o racismo, a pobreza, a exploração e a migração, na jornada da protagonista pela reparação financeira e moral a que sua família tem direito.
“Se isto fosse uma história, seria a narrativa de uma inexistência, começaria em página anterior ao zero, número negativo qualquer, o antes de tudo, tendo como enredo a minha ancestralidade rarefeita, nossa origem não registrada em livro cartorário nenhum”, escreveu a autora.
“Corsária” será lançado pela editora Fósforo a partir de 10 de julho.