Reconhecida pela sua sólida atuação global no setor de celulose, papel e produtos florestais, a Paper Excellence Group deu um passo estratégico e simbólico ao unificar suas operações globais sob uma única marca: Domtar. Essa mudança, em outubro de 2024, marcou uma nova era para o grupo, celebrando uma identidade consolidada e o alinhamento de propósitos entre empresas com histórias centenárias.

Dessa forma, a Paper Excellence constrói um portfólio diversificado que agora reúne três grandes legados: o da própria Paper Excellence, o da Domtar Corporation e o da Resolute Forest Products, adquirida em 2022 — fortalecendo ainda mais a atuação da empresa em segmentos como celulose, papel para impressão, tissues e madeira. Essa união foi consolidada pela integração operacional dessas unidades, agora sob a força da marca Domtar.

De acordo com o membro do Conselho de Gestão da Domtar e diretor-presidente da companhia no Brasil, Claudio Cotrim, o novo nome sela a integração de três legados centenários e reposiciona a companhia no mapa global do setor.

“A unificação sob a marca Domtar marca o fechamento desse ciclo: agora, todas as unidades falam a mesma língua, operam sob um mesmo propósito e se apresentam ao mercado com uma identidade global, disse ele.

Escolha estratégica

A escolha pelo nome Domtar para a marca não foi apenas simbólica, mas profundamente estratégica. A Domtar tem uma história rica e respeitada na América do Norte, sendo reconhecida por clientes, mercados florestais e operacionais como sinônimo de excelência, qualidade e inovação.

Além disso, Domtar é um nome curto, fácil de pronunciar em diferentes idiomas, o que o torna ideal para uma companhia com ambição global. A nova identidade reflete “legado combinado, valores compartilhados e visão voltada para o futuro”.No logotipo, a inclusão de uma muda simboliza tanto a sustentabilidade quanto a jornada de crescimento contínuo da companhia.

Ao se consolidar sob a marca Domtar, o grupo também reforça sua missão unificada: fortalecer sua capacidade de inovação, otimizar sinergias operacionais e se posicionar com ainda mais impacto no mercado global, sem abrir mão de sustentabilidade e excelência operacional. Assim, a empresa reforça seu compromisso contínuo com inovação, excelência operacional e sustentabilidade florestal.

Legado histórico

Para entender a profundidade dessa escolha, é essencial revisitarmos a própria história da Domtar, que tem mais de 200 anos e se entrelaça com a evolução da indústria florestal na América do Norte. A trajetória da Domtar Corporation tem início no século XIX, quando, em 1820, a empresa que viria a se tornar parte de seu legado foi fundada como a William Price Company, em Quebec, no Canadá, voltada à exportação de madeira ao Reino Unido. Com o tempo, a empresa se especializou no tratamento de madeira para uso ferroviário e portuário e se tornou a semente da Dominion Tar and Chemical Company, que mais tarde se tornaria a Domtar. Ao longo do século XIX, as operações se expandiram no Canadá e nos Estados Unidos, ganhando escala e diversificando os serviços florestais.

No início do século XX, a companhia diversificou-se com vigor: ampliou sua presença no setor químico e nos derivados de madeira e mudou a sede para Montreal, atuando em atividades com produtos industriais e materiais derivados de madeira e alcatrão. Nos anos 70 e 80, expandiu-se como um dos principais produtores de papel e celulose do Canadá e, no início dos anos 2000, adotou uma estratégia de reestruturação e foco mais nítido em papéis finos (para livros, cadernos, relatórios e outras aplicações), tornando-se o maior produtor de papel não revestido da América do Norte, além de um player global relevante em celulose de mercado.

Pronta para os desafios

Para o Brasil, essa mudança consolida uma marca que nasceu como Paper Excellence, e depois disso não só cresceu, mas está ainda mais integrada, sustentável e preparada para os desafios globais. Atualmente, a companhia tem 14 mil funcionários em mais de 60 localidades na América do Norte e capacidade de produção anual de 9,1 milhões de toneladas de celulose, papel, embalagens e tissue, e aproximadamente 3 bilhões de metros cúbicos de madeira serrada e outros produtos de madeira. 

A adoção da Domtar para o Grupo não é só uma mudança de nome, mas uma afirmação de propósito: somos a fibra para o futuro. Uma empresa que honra suas origens históricas, abraça a sustentabilidade como base da sua operação e se projeta globalmente com confiança, agilidade e credibilidade.