A escritora Bianca Santana e a ilustradora Ana Cardoso lançam em junho o livro infantil “Quem limpa?”. Com humor e simplicidade, a obra mostra às crianças o invisível trabalho doméstico e ensina como ele pode ser uma missão de todos em casa.
“Quem suja? Quem limpa? Quem lava? Quem cuida? O trabalho doméstico nunca acaba. Tem tarefa todo dia, leve e pesada, rápida e demorada. Em muitas casas, todo esse trabalho é feito por uma pessoa só. Mas o que acontece se cada um fizer um pouquinho?”, pergunta a escritora, em sua estreia na literatura infantil.
No Brasil, “quem limpa” é, na maioria das vezes, a mulher, que faz múltiplas jornadas para manter a casa em ordem. As mulheres empenham quase 10 horas semanais a mais que os homens nesse trabalho não-remunerado e, apesar de essencial, muitas vezes invisibilizado. Quando remunerado, o trabalho é feito também por uma mulher, sendo as negras a maior parte dessas trabalhadoras.
Nesse contexto, Bianca Santana, autora de “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro”, mostra o valor desse trabalho e como as famílias podem se organizar, com afeto e cuidado, na divisão das tarefas.
Publicado pela Companhia das Letrinhas, o livro já está em pré-venda por R$ 12,90.