PODER E POLÍTICA. SUA PLATAFORMA. DIRETO DO PLANALTO

Padilha diz que Lula dará ‘posse’ a Galípolo ainda nesta segunda

Novo presidente do BC já está interinamente na cadeira desde o último dia 21. Oficialmente, ele assumiria o cargo apenas em 1º de janeiro

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nas redes sociais que Gabriel Galípolo será formalmente empossado como presidente do Banco Central ainda nesta segunda-feira, 30.

Galípolo já está ocupando a cadeira de Roberto Campos Neto interinamente desde o último dia 21 de dezembro. Oficialmente, ele assumiria o cargo em definitivo apenas a partir do dia 1º de janeiro.

Padilha, porém, confirmou em um story publicado no Instagram, no qual aparece chegando ao Palácio do Planalto carregando um paletó, que entre as tarefas do dia está a declaração de posse de Galípolo.

O ministro afirmou ainda haver bastante trabalho entre esta segunda e esta terça, os dois últimos dias de 2025. Segundo ele, além da posse de Galípolo há decretos e outras medidas para serem assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Penúltimo dia do ano, a gente não para. Aqui, olha, Palácio do Planalto, acompanhando a execução das últimas ações. E hoje também tem sanções (a serem) feitas pelo presidente Lula, tem posse, declarar posse ao novo presidente do Banco Central, tem decretos ainda que o presidente precisa assinar... Estou acompanhando. Dia 30. Amanhã tem mais. A gente só sai daqui quando fechar toda a execução do governo deste ano de 2024", disse o ministro.

Logo após a publicação desta nota, a assessoria da Presidência da República entrou em contato com o PlatôBR para dizer que não se tratará de uma "posse", como afirmou o ministro Padilha, mas de uma visita de Haddad e Galípolo ao presidente. O BC afirmou que "não há previsão de cerimônia de posse do presidente e dos três diretores cujos mandatos começam em 1º de janeiro". Padilha, por sua vez, não explicou por que falou em "posse" na publicação que fez no Instagram. Muito provavelmente, nesta segunda será assinado o decreto de nomeação do novo presidente do BC, e a cerimônia formal de posse ocorrerá no início do ano, após a publicação do ato no Diário Oficial.

Atualização - Ainda no início da tarde desta segunda, o Planalto publicou uma atualização da agenda do presidente Lula na qual há previsão de um encontro dele com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e com Gabriel Galípolo às 15 horas, no Palácio da Alvorada. A agenda de Lula inclui ainda uma audiência com Rui Costa (Casa Civil) e a assinatura do decreto que reajusta o salário mínimo para 2025.

search-icon-modal