Uma pesquisa da Pearson em parceria com a Opinion Box mostra que a habilidade de resolução de problemas é a mais relevante para os brasileiros no mercado de trabalho. Entre os entrevistados, 63% têm essa avaliação.
Na sequência, 62% apontaram comunicação, trabalho em equipe e inteligência emocional. Para 61%, o mais importante é tomada de decisão e educação financeira; 58% citaram pensamento estratégico, organização e atendimento ao cliente; e 56%, capacidade de usar tecnologias digitais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
O levantamento apontou que competências técnicas ligadas a áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática ficaram entre as menos citadas como mais relevantes. Análise de dados, por exemplo, é a aptidão mais importante para 45% dos entrevistados, ao passo que habilidades em inteligência artificial foram listadas por apenas 38% dos participantes, o menor número.
A pesquisa, que ouviu mais de 7 mil pessoas entre 18 e 60 anos de todas as regiões do país, ainda apurou junto aos entrevistados suas preferências para desenvolver habilidades interpessoais. Nesse quesito, cursos online foram os mais citados (54%), seguidos por interação em redes sociais (33%), cursos presenciais (32%) e a participação em eventos e palestras (32%).
Os meios mais populares de informação e atualização profissional também foram tema do levantamento da Pearson. O Instagram é o líder nesse quesito, com ampla margem, apontado por 66% dos entrevistados como meio de informação. Em seguida vêm blogs e sites de notícias (46%), televisão (42%), livros (26%), jornais e revistas impressas ou digitais (24%). Plataformas como TikTok (20%), LinkedIn (19%) e X, antigo Twitter (14%), foram os menos citados.