Com seu depoimento à CPI das Bets, Virginia Fonseca perdeu 600 mil seguidores. Dias depois, ao anunciar a separação do marido, o cantor Zé Felipe, a influenciadora ganhou 2 milhões de seguidores. Esse vaivém nas redes sociais foi monitorado pela agência de marketing digital Ativaweb nas últimas três semanas.

A audiência no Congresso ocorreu no dia 13 de maio, o depoimento teve repercussão imediata, abalando sua imagem nas redes sociais, quando, além de perder seguidores, ela foi alvo de críticas e memes debochados. Virginia se recolheu, com posts mais impessoais. No dia 27 de maio, no entanto, ela fez o inesperado anúncio de separação do marido.

Com a revelação e a onda de solidariedade que se seguiu, Virginia não só recuperou o público perdido como cresceu, chegando a 53.045.491 seguidores em 5 de junho.

“O mesmo algoritmo que pune o silêncio, recompensa a vulnerabilidade pública contada com autenticidade”, avaliou o CEO da Ativaweb, o especialista em Big Data e narrativas digitais Alek Maracajá.

Para ele, Virginia lidou com o episódio familiar com franqueza e emoção:

“Ela expôs sentimentos, medos e força; e isso mobilizou empatia coletiva. Páginas de fofoca, celebridades, fãs e anônimos passaram a compartilhar sua dor e exaltar sua postura. Foi a virada narrativa que faltava: do escândalo investigativo à superação pessoal.

O especialista destacou o caso como uma “aula sobre como se comunicar estrategicamente em tempos de alta exposição”. Segundo ele, “no ambiente digital, a narrativa importa mais que o fato isolado. A resposta emocional vale mais que a defesa formal. E a audiência, mais do que tudo, quer sentir antes de acreditar”.