Tem mais de 60 mil visualizações e quatro mil curtidas um vídeo falso em que Nikolas Ferreira aparece fazendo propaganda para que as pessoas paguem uma “taxinha” para reaver créditos perdidos no sistema bancário.
A imagem de Nikolas é usada em outros dois vídeos manipulados por Inteligência Artificial pelo mesmo canal no YouTube, chamado Portalbeneficios. O canal que induz os espectadores ao erro usa ainda a logomarca do governo brasileiro.
A assessoria do deputado não respondeu se tomou alguma medida para derrubar as postagens com desinformação. A coluna procurou o YouTube, que informou que analisaria o caso. Até a publicação desta nota, os vídeos permaneciam na plataforma.
Atualização, às 11h:
A assessoria do Youtube afirmou que excluiu a conta do canal com os vídeos falsos na manhã dessa sexta-feira, 25, depois da publicação da reportagem. A plataforma foi informada pela coluna sobre a utilização da imagem do deputado nos vídeos falsos.
A íntegra da nota:
“O YouTube não permite spam, golpes ou outras práticas enganosas que tirem proveito da comunidade de usuários. Também não permitimos conteúdo cujo objetivo principal seja induzir outras pessoas a deixar o YouTube para acessar outro site. Para obter mais informações, acesse nossa Central de Ajuda.”