JACARTA – O esperado encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Donald Trump já tem até hora marcada. Ao PlatôBR, fontes a par do assunto asseguraram que já está tudo acertado para que a reunião ocorra às 18 horas de Kuala Lumpur no próximo domingo, 26, 7 da manhã no horário de Brasília.

Essas mesmas fontes fazem uma ressalva, porém: como Trump costuma fazer alterações de agenda de última hora, só mesmo no dia será possível ter plena certeza de que o encontro, combinado pelos dois quando se viram na ONU, em Nova York, irá de fato ocorrer.

Tanto autoridades brasileiras quanto americanas estão otimistas. Do lado da Casa Branca, a expectativa é alta em relação ao resultado da reunião, a primeira bilateral entre os dois presidentes desde que assumiram seus mandatos. O mesmo ocorre no Palácio do Planalto. Entre os assuntos da conversa estarão, evidentemente, o tarifaço imposto por Trump às exportações brasileiras e as sanções aplicadas a autoridades do Brasil, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF.