A Casa República.org levará discussões diversas para a Festa Literária de Paraty (Flip), que acontecerá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Entre os temas que serão discutidos estão milícias, cultura e reforma tributária. A curadora do espaço é a jornalista Daniela Pinheiro. 

Nomes como a ministra Esther Dweck, a jornalista Cecília Olliveira e a cantora Adriana Calcanhotto estão entre os participantes das atividades da Casa República na Flip 2025.

Na quinta-feira, 31, a Casa abre sua programação às 18h com o debate “O Estado das Coisas”, reunindo Dweck, ministra da Gestão e Inovação, a jornalista Clara Becker e o diretor da República.org Rodrigo Cândido para discutir o papel do Estado na atual conjuntura brasileira.

Na sexta-feira, 1º, a programação começa às 11h, com a mesa “Mulheres, Milícias e Memórias”, em que a escritora Elaine Barbosa e Cecília Oliveira, autora de “Como nasce um miliciano” debatem a violência armada e a escrita como ferramenta de resistência.

No último dia, sábado, 2, a Casa República inicia o dia com o painel “Reforma Tributária: modo de fazer”, em que o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, falará sobre os bastidores da aprovação da política.